O desligamento da interligação elétrica entre Brasil e Venezuela, ocorrido às 23h40 de sexta-feira (23), causou apagão em Roraima e afetou diretamente serviços essenciais como internet e abastecimento de água. Moradores de diversos bairros de Boa Vista relataram problemas com os dois serviços e também oscilações de tensão após o restabelecimento da energia, concluído às 2h45 deste sábado (24).
A interrupção ocorreu na única conexão internacional de energia elétrica do País. Roraima é o único estado brasileiro que ainda não está integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e depende parcialmente da energia fornecida pela Venezuela. Segundo a Roraima Energia, a recomposição do sistema foi coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que investiga as causas da falha.
Ocorrências no sistema de interligação com a Venezuela não são inéditas e já provocaram interrupções no fornecimento em outras ocasiões. A Roraima Energia afirmou que novas informações serão divulgadas assim que disponíveis e reiterou o compromisso com a continuidade e qualidade do serviço no estado.