O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, e uma equipe técnica da prefeitura estão na Holanda participando da Missão Internacional promovida pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), que ocorre de 18 a 24 de maio. O objetivo é aprofundar conhecimentos sobre soluções inovadoras aplicadas em cidades-modelo da Europa nas áreas de desenvolvimento urbano sustentável, mobilidade, drenagem e infraestrutura verde.
A programação inclui visitas técnicas a cidades como Roterdã, Haia, Amsterdã e Almere, reconhecidas mundialmente por boas práticas em urbanismo, sustentabilidade e enfrentamento às mudanças climáticas.
A delegação brasileira também participa de reuniões com autoridades e especialistas de instituições como a Embaixada do Brasil na Holanda, a organização Cidades e Regiões Unidas (CGLU), o Erasmus Centre for Urban, Port and Transport Economics (Erasmus UPT) e a Universidade de Utrecht.
Segundo o prefeito Arthur Henrique, a missão acontece em um momento estratégico para Boa Vista, que está elaborando novos projetos de drenagem urbana. “Estamos conhecendo práticas inovadoras de diversas partes do mundo, com soluções que deram certo no enfrentamento a alagamentos, um problema que conhecemos bem devido às características físicas da cidade e ao clima da nossa região.
Conseguimos, no final do ano passado, R$ 250 milhões por meio de emendas parlamentares destinados a esse tipo de intervenção. Por isso, estamos buscando o que há de mais moderno e eficiente para enfrentar os desafios provocados pelo desequilíbrio climático”, afirmou.
Agenda técnica da missão
Terça-feira (20/05) – Amsterdã
Visitas técnicas a soluções baseadas na natureza (SbN) como jardins filtrantes e telhados verdes.
Reuniões na Prefeitura de Amsterdã com o Departamento de Sustentabilidade e Planejamento Urbano.
Visita à Waternet, companhia nacional de água, com apresentações sobre governança hídrica.
Quarta-feira (21/05) – Roterdã
Tour guiado com Johan Verlinde, gerente do Programa de Adaptação Climática de Roterdã.
Visita a parques urbanos resilientes como o Water Square Benthemplein e o Parque Hofbogen.
Reunião com Pascal Lansink-Bastemeijer, conselheiro da cidade.
Encerramento com visita ao Global Center on Adaptation (GCA).
Quinta-feira (22/05) – Delft
Visita à Green Village e à Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Técnica de Delft (TU Delft).
Palestras com especialistas como Jules van Lier e Taneha Bacchin sobre planejamento socioambiental.
Encerramento no Instituto Deltares, referência em pesquisa hidrológica e modelos hidráulicos.
Sexta-feira (23/05) – Nijmegen
Apresentação do projeto “Room for the River”, que redesenhou a cidade para conviver com o Rio Waal.
Reunião técnica com a empresa HaskoningDHV, que desenvolve soluções de engenharia resiliente.
Sábado (24/05)
Reunião de avaliação com os participantes para discutir a aplicabilidade das soluções no contexto das cidades brasileiras, incluindo Boa Vista.
Além da capacitação técnica, a missão busca fortalecer parcerias e captar recursos internacionais, ampliando a capacidade de investimento da prefeitura em infraestrutura urbana. A troca de experiências com outros gestores municipais também permite a criação de estratégias integradas de desenvolvimento sustentável.