Boa Vista (RR) — Roraima não esteve entre os vencedores da edição 2025 do Prêmio Líderes da Saúde, entregue nesta segunda-feira (19), no Palácio Tangará, em São Paulo. No entanto, o estado conquistou destaque em outras premiações nacionais de grande relevância no setor de saúde e saneamento.
A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) foi a grande vencedora do I Prêmio Nacional Universalizar, promovido pelo Ministério das Cidades, na categoria Justiça Ambiental. O reconhecimento veio pelo projeto “Acesso ao Saneamento Básico e Justiça Ambiental para imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade”, que beneficia centenas de pessoas em abrigos e ocupações espontâneas. A proposta articula ações de saúde, cidadania e inclusão social em um dos principais polos migratórios da América do Sul.
Já na capital, Boa Vista, a atenção básica à saúde também rendeu reconhecimento nacional. A experiência “Ampliação dos métodos contraceptivos na APS de Boa Vista” foi premiada na 17ª edição da Mostra Brasil, Aqui Tem SUS. A iniciativa foi destacada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), durante o XXXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília.
As premiações evidenciam o esforço de gestores e profissionais da saúde de Roraima, que atuam em cenários desafiadores, mas apresentam soluções eficazes e inovadoras. Mesmo fora da lista de vencedores do Prêmio Líderes da Saúde, o estado reafirma sua relevância em políticas públicas voltadas à equidade e ao fortalecimento do SUS.