Tocantinópolis (TO) – Um trio de arbitragem roraimense foi escalado para comandar o confronto entre Joinville e Cianorte, válido pela fase de mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro, que será realizado neste sábado (3), às 16h, na Arena Joinville, em Santa Catarina. A escalação marca um feito inédito para o futebol de Roraima, com a presença da assistente Soliane Oliveira, primeira mulher do estado a atuar em uma fase decisiva da competição nacional.
Além de Soliane, o trio será composto por Daniel Alejandro Hidalgo Blanco, como árbitro principal, e Alex Sandro Quadros Thomé, como assistente 1 todos integrantes do quadro da Federação Roraimense de Futebol (FRF), que vêm ganhando espaço nas divisões de acesso do futebol brasileiro. A partida é considerada decisiva para os dois clubes na briga por uma vaga nas oitavas de final da Série D.
Em publicação nas redes sociais, a assistente celebrou o momento: “É um orgulho muito grande representar Roraima numa competição tão importante. Levo comigo a dedicação de todos que acreditam na arbitragem do nosso estado.”
A escalação do trio roraimense é fruto do trabalho de capacitação contínua promovido pela Comissão de Arbitragem da CBF e reforça a busca por diversidade e profissionalismo no quadro nacional de árbitros. Dirigentes da federação estadual destacaram a relevância da conquista. “É um marco para o futebol roraimense. Estamos mostrando que temos profissionais preparados para atuar nos principais palcos do país”, afirmou um representante da entidade.
A participação de Soliane também reforça o movimento de valorização das mulheres na arbitragem brasileira, setor que ainda é predominantemente masculino, mas que vem registrando avanços significativos.