A 25ª edição do Boa Vista Junina consolidou-se como um marco na cultura popular de Roraima ao reunir 323 mil pessoas durante seis noites de programação. Encerrado neste domingo (8), o evento destacou-se não apenas pelo número expressivo de visitantes, mas também pela valorização das tradições nordestinas e o fortalecimento da identidade cultural local.

Foto: Jonathas Oliveira/PMBV – SEMUC
Com estrutura ampliada e cobertura total da Arena Junina na Praça Fábio Marques Paracat, a edição histórica transcorreu sem registros de ocorrências graves, segundo a Prefeitura de Boa Vista. “Foi uma festa pensada para toda a família, com segurança e acolhimento”, afirmou o prefeito Arthur Henrique.
No concurso de quadrilhas, 24 grupos disputaram nas categorias de Acesso e Especial. A campeã do Grupo Especial foi a quadrilha Eita Junino, que voltou ao topo após sete anos com o tema “A Arte de quem vive da Fé”, homenageando artesãos de artefatos religiosos. Pelo Grupo de Acesso, a vitória ficou com os Filhos de Macunaíma, do município de Normandia, com um tributo ao forrozeiro Zerbine Araújo.
O tablado principal deste ano levou o nome de Chiquinho Santos, reconhecido como um dos fundadores do movimento junino na capital e diretor do concurso de quadrilhas.

Foto: PMBV – SEMUC
Outro momento de destaque foi a pesagem da Maior Paçoca do Mundo, que completou uma década com novo recorde: 1 tonelada e 547,5 quilos. A iguaria roraimense foi servida a mais de 18 mil pessoas, em porções de 200 gramas.
A festa também reforçou a inclusão com a participação de quadrilhas formadas por integrantes de projetos sociais, além da apresentação do grupo folclórico Tribo Waikã.
Mais de 30 artistas locais se apresentaram durante o evento, que teve como atração final a dupla Maiara & Maraisa, em sua primeira vez em Boa Vista.
Além do impacto cultural, o Boa Vista Junina movimentou a economia local com mais de 180 pontos de comercialização e a geração de cerca de 1.500 empregos diretos e 5 mil indiretos. A empreendedora Priscila Ramos, da marca Macuxi Criativa, foi uma das beneficiadas com o espaço. “As vendas superaram as expectativas. Foi uma vitrine para o nosso trabalho”, disse.