Na terça-feira, dia 17 de dezembro, a Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou uma ação itinerante na Terra Indígena Waimiri-Atroari, com o objetivo de atender às demandas dos povos originários da região e reforçar a inclusão e a garantia de direitos das comunidades indígenas.
Durante a visita, foram abordadas questões como a regularização do CEP (Código de Endereçamento Postal) da Terra Indígena Waimiri-Atroari, a emissão de CPF para registros tardios e a criação de um código de identificação do local de nascimento, que permitirá a emissão da Carteira Nacional de Identidade (CIN).
A equipe da Ouvidoria-Geral foi composta pelos servidores Orib Ziedson e Amadeu Triani, além de Tatiana Saldanha, da Escola Judicial de Roraima (EJURR). Também participou da ação a Defensora Pública Elcenir Diogo, destacando a parceria entre as instituições em prol dos povos indígenas.
A comitiva também teve a oportunidade de dialogar diretamente com as lideranças indígenas, visitar aldeias e conhecer mais profundamente a cultura e as necessidades da comunidade. As demandas, que vêm sendo acompanhadas desde 2018, seguem em avaliação para garantir soluções efetivas.
A missão contou ainda com a colaboração da Receita Federal, representada pelo superintendente Regional da Receita Federal, José Pereira De Barros Neto, e pelo Delegado da Receita Federal em Roraima, Roberto Paulo Silva, acompanhados por assessores.