O Ministério Público de Roraima (MPRR) empossou, na última segunda-feira (2), sete novos promotores de Justiça substitutos aprovados no X Concurso Público da instituição. Eles vão atuar em comarcas do interior do estado, reforçando a presença do MP em regiões estratégicas.
Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Fábio Stica, ressaltou que a chegada dos novos membros representa mais de 10% do atual quadro de integrantes do órgão. “Contamos com o comprometimento desses profissionais para ampliar a atuação do Ministério Público em defesa da sociedade”, destacou.
O presidente da Associação do Ministério Público (Amper), promotor Luis Carlos Leitão, frisou que os novos promotores assumem uma missão baseada na justiça e na equidade. Já a corregedora-geral, Elba Christine Amarante de Moraes, reforçou o papel institucional dos promotores na garantia dos direitos da população.
Gabriel Cardoso Lopes falou em nome dos empossados e destacou o compromisso coletivo com a transformação social. “Nosso dever é estar ao lado de quem mais precisa e fazer valer os direitos garantidos pela Constituição”, disse. A solenidade contou com a presença de autoridades dos três poderes e representantes da sociedade civil.
Conheça os novos promotores
Gabriel Cardoso Lopes, 31 anos, é natural de Salvador (BA). Formado em Direito pela UFBA, tem pós-graduação em Direitos Difusos e Coletivos. Já atuou como assessor jurídico no Ministério Público da Bahia e como promotor no MP do Acre.
Vanessa Rende Queiroz, 37 anos, nasceu no Rio de Janeiro. Graduada em Direito pela Unifeso, possui pós-graduação em Direito Civil Constitucional pela UERJ. Trabalhou como advogada e analista processual na Defensoria Pública do RJ.
Nedson Fernandes Brilhante da Silva, 47 anos, é de Rio Branco (AC). Tem formação em Direito e Administração de Comércio Exterior. Atuou na Procuradoria-Geral do Município de Manaus como assessor técnico.
Sissy Vinholte Nascimento, 30 anos, nasceu em Belém (PA). Formada em Direito pelas Faculdades Integradas do Tapajós, é pós-graduada em Direito Processual Civil e foi assessora no MP do Pará.
Paulo Augusto da Silva Brígido, 33 anos, é natural de Aracati (CE). Graduado em Direito pela UFRR, tem experiência no Judiciário e no Ministério Público da União, onde trabalhou como técnico e analista.
Ariane Grisolia Faria Silva, 38 anos, paulistana, é mestre em Direito pela Escola Paulista de Direito. Também foi delegada de Polícia Civil e assessora jurídica no MP de Roraima.
Nayra Brandão Rocha, 34 anos, é de Boa Vista (RR). Formada pela UFRR, tem três especializações em áreas jurídicas e experiência como técnica, analista e assessora no Tribunal de Justiça, no MPU e no TRE-RR.
Com as novas nomeações, o MPRR passa a contar com 57 membros, sendo 47 promotores e 10 procuradores de Justiça.