O Ministério Público do Estado de Roraima realizou na última sexta-feira, 22 de novembro, a palestra de encerramento do projeto “O MP Fomentando a Educação Ambiental”, em 2024. Neste ano, 117 infratores participaram dos encontros, que têm como foco a proteção e cuidados com o meio ambiente.
Essa foi a 10ª palestra ministrada em 2024 por parceiros do MPRR no Projeto. Desta vez, profissionais da Divisão de Educação Ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) falaram sobre o Impacto das Queimadas nas Mudanças Climáticas.
Segundo o Analista Ambiental e palestrante, Agnaldo de Aguiar, as queimadas representam uma grave ameaça às mudanças climáticas, à biodiversidade e ao bem-estar da população, portanto o controle passa também pela educação ambiental. “As atividades trazem o entendimento do porquê estão cumprindo pena e ajudam a evitar futuros danos à natureza”, destacou.
Além da Femarh, ao longo do ano, mais de dez instituições ministraram palestras. Segundo o Promotor de Justiça, Zedequias de Oliveira Júnior, autor do projeto, a participação de parceiros é peça fundamental na idealização do Projeto. “A ideia é fortalecer a atuação conjunta e ao mesmo tempo resgatar aqueles que foram apontados como infratores”, ressaltou.
O advogado Diego Soares, foi um dos participantes da palestra. Para ele, os encontros representam um passo importante na conscientização ambiental. “A partir deles podemos trazer mais esclarecimentos, tanto para a sociedade, quanto para infratores. Conhecimento que pode ser compartilhado”, concluiu.