Boa Vista (RR) — Internos da Cadeia Pública Masculina de Boa Vista participam neste sábado, 9 de agosto, da aula inaugural da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa, que também oferece cursos profissionalizantes, marca mais um avanço na política de ressocialização do sistema prisional de Roraima.
A ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O objetivo é ampliar as oportunidades de reinserção social, unindo educação formal e qualificação profissional.
A cerimônia de abertura contou com a apresentação do Coral Canto da Liberdade, formado por internos da unidade, que interpretam músicas autorais e emocionam os presentes. A metodologia utilizada reconhece saberes adquiridos ao longo da vida, permitindo que alguns alunos concluam o Ensino Médio em até seis meses.
O evento de hoje reforça o compromisso do sistema prisional e do Sistema FIER, SESI-RR, SENAI-RR com políticas públicas de inclusão e transformação, demonstrando que a educação é uma ferramenta decisiva para reduzir a reincidência e abrir novas perspectivas de vida.