Com a previsão de chuvas se estendendo até setembro, a Prefeitura de Boa Vista intensificou nesta segunda-feira (21) os serviços de limpeza urbana em diversos pontos da capital. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Conservação Pública, alcançou 16 bairros e deve resultar na retirada de aproximadamente 400 toneladas de resíduos das ruas e bocas de lobo da cidade.
As equipes atuaram em vias públicas e sistemas de drenagem, especialmente nas bocas de lobo estruturas essenciais para o escoamento das águas da chuva. De acordo com o secretário Daniel Lima, o trabalho utiliza o caminhão hidrojato para desobstruir os bueiros e prevenir alagamentos.
“O caminhão hidrojato é fundamental para retirar resíduos como areia, barro e lixo descartado de forma irregular. Com ele, conseguimos limpar os pontos mais críticos de forma eficiente, garantindo maior fluidez da água e reduzindo os transtornos causados pelas chuvas”, explicou Lima.
Entre os bairros atendidos estão Araceli, Cidade Satélite, Dr. Airton Rocha, Murilo Teixeira, Said Salomão, Manaíra, Calungá, Cauamé, Aeroporto, São Francisco, Centro, Mecejana, Cinturão Verde e o Conjunto Cidadão, que recebeu os serviços da chamada “Patrulha da Chuva”. Essa equipe atua de forma especializada na substituição e limpeza das bocas de lobo mais comprometidas.
A avenida Ataíde Teive, onde ocorre a tradicional Feira do Garimpeiro aos domingos, também recebe atenção periódica. A cada 15 dias, é realizada a manutenção da drenagem com o uso do caminhão hidrojato.
Além da limpeza de bueiros, o município mantém ações contínuas de roço e capinagem. O objetivo é combater o acúmulo de resíduos e vegetação que podem agravar os pontos de alagamento.
Morador do bairro Santa Luzia, o vidraceiro Arlen Ribeiro, de 37 anos, elogiou o esforço da Prefeitura. “É excelente esse serviço, principalmente porque evita que as bocas de lobo fiquem entupidas. Mas também precisamos fazer nossa parte e não jogar lixo nas ruas”, disse.
As ações fazem parte da estratégia preventiva da gestão municipal para enfrentar os desafios da temporada de chuvas e garantir mais segurança e mobilidade para a população.