O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, participou nesta sexta-feira, 06 de dezembro, da 1ª Conferência de Meio Ambiente do Município de Cantá.
O evento teve como tema principal “Emergência Climática, o Desafio da Transformação Ecológica’’ e contou com estudiosos da área e representantes de instituições públicas e da sociedade civil.
O Promotor de Justiça, Zedequias de Oliveira Júnior, afirmou na abertura do evento que a conferência é um marco para o município.
“Esse é um momento extremamente importante porque o município de Cantá está discutindo a temática com uma série de atores importantes da sociedade, como comunidade indígena, segmento da agropecuária e instituições públicas e, é claro, a população da cidade que está sentindo na pele o impacto da emergência climática local. As propostas debatidas nesta Conferência serão levadas para o âmbito estadual e nacional para que também se chegue a um denominador comum internacional”, explicou o Promotor de Justiça.
Para o prefeito de Cantá, André Castro, a conferência é o primeiro passo para avançar em políticas públicas sobre a questão climática no município. “É muito importante para nós que o MPRR esteja conosco neste objetivo de trabalhar a questão da emergência climática. A nossa intenção é construir juntos alternativas viáveis para trabalhar a questão porque isso repercutirá positivamente no meio ambiente e na qualidade de vida da população de Cantá”, ressaltou o prefeito.
As discussões foram divididas em cinco eixos: mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática e governança e educação ambiental.
Ao final do evento, será realizada a eleição de delegados para representar o Município e levar para a Conferência Estadual de Meio Ambiente dez propostas escolhidas para um debate mais amplo.