
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) lançará nesta quinta-feira (5) a 4ª edição da exposição fotográfica Trilhas Ecológicas: Caminhos para a Natureza e a Consciência Ambiental, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A mostra segue aberta até o dia 20 de junho, das 8h às 18h, no Espaço Cultural Maria Luíza Vieira Campos, localizado no hall de entrada da sede do Legislativo estadual.
Promovida pela Diretoria de Relações Institucionais, a iniciativa reúne 24 fotografias que retratam trilhas e paisagens naturais pouco conhecidas dos municípios de Iracema, Cantá e outras regiões de Roraima. O objetivo é valorizar talentos locais da fotografia, incentivar o turismo sustentável e ampliar o debate sobre a preservação ambiental.

“Recebemos mais de 30 fotos e foi difícil escolher. Todas são belíssimas. Queríamos sair do lugar-comum e retratar locais inéditos, diferentes dos pontos turísticos mais conhecidos como Tepequém e Monte Roraima”, explicou Joselinda Lotas, diretora de Relações Institucionais da ALE-RR.
As imagens não selecionadas para a exposição presencial estarão disponíveis no site oficial da Casa (al.rr.leg.br) eno Instagram @assembleiarr.
Oficina integra programação
Como parte da abertura, será realizada a oficina Trilhas Ecológicas e Educação Ambiental, às 10h no plenário Valério Caldas de Magalhães. O evento é gratuito, aberto ao público e com certificação de 2 horas aos participantes. As inscrições poderão ser feitas no local, no dia da atividade.
A programação inclui as seguintes palestras:
O que são trilhas ecológicas e a sua importância no contexto ambiental
Kenuy Macuxi – Agência Macuxi Trekking
Desafios e avanços na organização dos guias de turismo
Thaylany Magalhães – Vice-presidente da Associação de Guias de Turismo de Roraima
Assessoramento do CAM para implantação da Associação dos Guias de Turismo
Edson Leodan – Servidor do Centro de Apoio aos Municípios
Importância da fotografia na educação ambiental e valorização das paisagens naturais
Jorge Pavani – Presidente da Associação Roraimense de Fotografia
Ikebana: conexão com a vida por meio da arte floral
Elizabete Trajano – Professora de Arte Japonesa

A assessora técnica do CAM, Sandra Leocádio, também participará do evento com orientações sobre práticas conscientes em trilhas, como o descarte correto de resíduos e o uso de sacolas biodegradáveis.
“O tema é urgente. Sem esse cuidado com a natureza, teremos impactos negativos, inclusive com emergências climáticas. Nosso foco é orientar para proteger o planeta e a vida”, destacou Sandra.
A exposição e a oficina integram as ações da ALE-RR para aproximar a população dos temas ambientais, aliando arte, educação e sustentabilidade.