O Governo de Roraima lançou oficialmente no último domingo (6), no Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima, a edição 2025 do São João no Parque Anauá. Marcado por apresentações culturais e anúncio de atrações musicais, o evento ocorre entre os dias 22 e 27 de julho, agora incluído no calendário nacional do Ministério do Turismo.
A abertura será comandada pela dupla Israel & Rodolffo. Nos dias seguintes, se apresentam nomes como Zé Vaqueiro, Manim Vaqueiro, George Henrique & Rodrigo, Túlio Milionário, Lucas Lucco, Companhia do Calypso, Jonas Esticado, Jefferson Moraes e Guilherme & Benutto. Os shows acontecerão no palco principal do Forródromo.
Durante a cerimônia, o governador Antonio Denarium destacou o papel do evento como vitrine cultural e econômica. “O São João no Parque Anauá será ainda maior este ano, com a escolha do rei e da rainha e um novo layout do espaço, que vai receber dois palcos, arena junina e 180 barracas da economia criativa”, afirmou.
A estrutura deste ano inclui também espaço para competições entre 28 quadrilhas dos grupos Especial, Acesso e Emergente, com premiação superior a R$ 1,5 milhão um aumento de 59% em relação a 2024. O número de empreendedores cadastrados dobrou, segundo o governo.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Alex Ferreira, o destaque de 2025 é a presença de dez atrações nacionais. “Isso nunca aconteceu antes. Em anos anteriores, tivemos no máximo quatro. Além disso, o reconhecimento do Ministério do Turismo confirma o São João como parte do roteiro nacional”, disse.
O lançamento teve ainda a apresentação do grupo Criart Teatral e da cantora Euterpe. Estiveram presentes parlamentares, secretários estaduais e representantes de agremiações culturais, que participaram do Concurso de Majestades Juninas nas categorias Casal de Noivos, Rainha Caipira, Rei Matuto e Rainha da Diversidade.
O presidente da Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas, Jhonathas Rodrigues, destacou a importância da ajuda de custo do governo estadual. “Esse incentivo é essencial para manter viva a tradição das quadrilhas. Todos os anos aguardamos com expectativa esse repasse”, afirmou.